quinta-feira, 28 de junho de 2012

CELULARES: CONSUMO E CUSTO AMBIENTAL


Por Rafael Persan
Especial para Caros Amigos

A designer Luana Ferreira Santana, 27 anos, troca de aparelho celular três vezes por ano. A sua última aquisição foi o iPhone 4S, da Apple. “Para eu comprar um celular, ele precisa ser bonito, tirar fotos com qualidade, ter uma memória considerável, acesso à internet e ficar conectado às redes sociais”, explica Luana. Quando perguntada se sabia quais os recursos naturais eram utilizados, a resposta foi rápida: “Não faço ideia. Fiquei até curiosa agora, mas não sei não.” Mas afinal de contas, de onde vêm o celular?

O aparelho eletrônico é resultado de uma série de recursos extraídos da natureza. Para produzir componentes do celular como bateria, caixa, circuitos, fios e tela de LCD é necessária a utilização de bens naturais finitos e seus derivados como plástico (derivado do petróleo), cerâmica, cobre, níquel e zinco. Além disso, o processo industrial é longo e exige um alto consumo de energia elétrica, água e combustíveis. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) indicam que o Brasil terminou o mês de maio de 2012 com quase 255 milhões de celulares ativos. O número é superior à população inteira do País, que atualmente está em torno de 190 milhões. Isso indica haver 1,3 celular ativo para cada brasileiro.

“O problema ambiental não está ligado diretamente ao crescimento populacional, como muitos dizem, mas, sim, ao uso exagerado de recursos naturais”, afirma o geógrafo Wagner Costa Ribeiro. “Até quando conseguiremos manter a ilusão de que é possível produzir eternamente mercadorias que são descartadas com muita facilidade?”, pergunta ele.
Luana também tem MacBook, que adquiriu há mais de dois anos e pretende comprar ainda este ano um iPod e um iMac. “Comprei o celular por capricho, pois queria um aparelho bacana e lindo pra poder sair me exibindo por aí. Nele está tudo de mais moderno que se tem hoje em tecnologia para celular”, afirma. “Então, você passa a se perguntar: 'como sobrevivi sem um iPhone por tanto tempo?'”, brinca a jovem.
Outro problema na produção do celular é o deslocamento, pois a fábrica que produz os componentes não é a mesma que realiza a montagem do aparelho. Depois de montado, ele é embalado e transportado para as empresas que realizam as vendas. Este transporte pode ser por rodovia ou marítimo.

PARA LER MAIS: http://carosamigos.terra.com.br/index/index.php/cotidiano/2172-celulares-consumo-e-custo-ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário