quarta-feira, 26 de setembro de 2012

VOCÊ CONCORDA?


‘A escola é o lugar que atrasa o século 21’, diz especialista

David Albury acredita que educação moderna não possui um modelo, mas indica algumas tendências

25 de setembro de 2012

Não importa muito como ela seja chamada: educação 3.0, educação para o século 21, educação para a vida. Mas a verdade é que muitos educadores já perceberam que os sistemas educacionais precisarão se adaptar se quiserem formar alunos capazes de lidar com a quantidade de informação hoje acessível, hábeis em administrar problemas cada vez mais complexos e prontos para serem atuantes em um mercado que exige habilidades que não ensinadas nos livros. Cientes desse descompasso entre o que a escola oferece e o que o mundo exige, um grupo de especialistas decidiu formar o Global Education Leaders’ Program (Gelp) para discutir problemas reais de sistemas educacionais espalhados pelo mundo e suas possíveis soluções.“Não há uma resposta única nem um só modelo a ser seguido”, diz David Albury, diretor de design e desenvolvimento do Gelp. O britânico, que foi conselheiro do primeiro-ministro para assuntos estratégicos entre 2002 e 2005, vem conversando com alunos e educadores e conhecendo modelos em todo o mundo. Diante do que tem visto, Albury encontra três tendências importantes para a educação do século 21: personalização, aprendizado baseado em projetos e avaliação por performance.

A personalização, explica ele, não quer dizer necessariamente a adoção de plataformas educacionais online, mas a configuração do aprendizado para necessidades de cada aluno. “A tecnologia é parte essencial nesse processo, mas não é o processo”, afirma ele. Como exemplo de escola que desenvolve um ensino personalizado, Albury cita a escola suecaKunskapsskolan, em que os alunos desenvolvem, com a ajuda de tutores, seus planos individuais de estudo adequado às suas paixões e afinidades, com metas claras, que podem ser acompanhadas ao longo do ano.
Outra realidade que tem se tornado cada vez mais clara é que processos educativos muito ricos têm ocorrido fora da escola. Albury conta que esteve em uma reunião com alunos canadenses de 13 anos. Um deles lhe disse: “Quando eu venho para a escola, eu sinto que eu estou sendo desempoderado. Fora da escola, eu tenho acesso a várias fontes de informação. Na escola, eu tenho um professor, um livro, talvez um computador”. Um colega dele concluiu: “A escola é o lugar que atrasa o século 21”.

MAIS : 
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,-a-escola-e-o-lugar-que-atrasa-o-seculo-21-diz-especialista,935827,0.htm

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

ESTOU LENDO E RECOMENDO

O psicanalista J.A. Gaiarsa escreve numa linguagem quase de bate-papo, é contra usar termos difíceis e científicos, escreve quase num tom de livro de auto-ajuda. Ao contrário do que pensa Freud que nem olha para o paciente e pressupõe um distanciamento "científico" na análise, Gaiarsa propõe, a partir das ideias de Reich, outro psicanalista, ideias de tocar o paciente, olhar nos olhos, manter um envolvimento maior.
As ideias surpreendem. Aprende-se sempre com os diversos livros do Gaiarsa.
Quando possível, não deixem de ler. Não é para especialistas.
Mistura psicologia, medicina, pedagogia, terapias alternativas, ioga, zen e neurofisiologia.
Divirtam-se e aprendam.
(TEXTO: FRANCISCO CARVALHO)

domingo, 23 de setembro de 2012

O HOMEM MEDÍOCRE


“O homem comum não especula sobre os grandes problemas. Ampara-se na autoridade de outras pessoas, comporta-se ‘como um sujeito decente deve comportar-se’, como um cordeiro no rebanho. É precisamente esta inércia intelectual que caracteriza um homem como um homem comum. Entretanto, apesar disso, o homem comum efetivamente escolhe. Prefere adotar padrões tradicionais ou padrões adotados por outras pessoas porque está convencido de que esse procedimento é o mais adequado para atingir o seu próprio bem-estar. E está apto a mudar sua ideologia e, consequentemente, o seu modo de ação, sempre que estiver convencido que a mudança servirá melhor a seus interesses.”(Ludwig Von Mises, "A ação humana")


UMA FOTO QUE DIZ TUDO


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PARA COMEMORAR A CHEGADA DA CHUVA A SÃO PAULO DEPOIS DE 60 DIAS!

Um Dia de Chuva
Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol. 
Ambos existem; cada um como é. 

Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos" 
Heterônimo de Fernando Pessoa

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

CORRAM!



FESTIVAL INDIE DE CINEMA INDEPENDENTE E ALTERNATIVO MUNDIAL
CINESESC - RUA AUGUSTA-SÃO PAULO
TOTALMENTE GRÁTIS-VÁRIOS HORÁRIOS
IMPERDÍVEL

terça-feira, 18 de setembro de 2012

NUNCA É TARDE PARA APRENDER A PENSAR

Nunca se protele o filosofar quando se é jovem, nem canse o fazê-lo quando se é velho, pois que ninguém é jamais pouco maduro nem demasiado maduro para conquistar a saúde da alma. E quem diz que a hora de filosofar ainda não chegou ou já passou assemelha-se ao que diz que ainda não chegou ou já passou a hora de ser feliz. 



Epicure. "Lettre à Ménécée". In: CONCHE, Marcel (org.). Epicure: lettres et maximes. Villiers-sur-mer: Éditions de Mégare, 1977

Fonte: 
http://antoniocicero.blogspot.com.br/

MUSEU NA INTERNET


Museu do Prado coloca toda a obra de Goya na internet

Instituição colocou na rede imagens em alta qualidade e informações sobre mais de mil obras e 122 cartas manuscritas




O Museu do Prado colocou na internet à disposição do público nesta segunda-feira, 17, todo o catálogo da obra do famoso pintor Francisco de Goya, dentro de uma seção exclusiva do site da pinacoteca de Madri (www.museodelprado.es).

Em um comunicado, o museu e seu patrocinador, a Telefónica, assinalaram que colocaram na rede imagens de alta qualidade e informações sobre as "mais de mil obras e sobre as 122 cartas manuscritas guardadas no Prado".

O Prado abriga a maior coleção de pinturas de Goya do mundo, abrangendo mais da metade de toda a obra conhecida do autor de La Maja Desnuda.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

FGV E ENEM



FGV lança aulas online e questões para Enem

Instituição disponibiliza banco com 4,6 mil questões; meta é chegar a 50 mil em 4 anos


A Fundação Getúlio Vargas (FGV) lança esta semana, em caráter experimental, um ambicioso portal gratuito com foco no ensino médio. Além de cerca de 90 aulas que podem ser usadas por candidatos na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a FGV liberou, no link ensinomediodigital.fgv.br, o acesso para um banco com 4,6 mil questões que seguem o modelo do Enem.
As aulas estão agrupadas em 15 cursos que abordam as quatro grandes áreas de conhecimento nas quais o Enem é dividido: Ciências da Natureza e Humanas, Matemática e Linguagem e suas Tecnologias. Quando estiver completa, a coleção terá 30 cursos. No caso do banco, a meta da FGV é chegar a 50 mil questões em quatro a cinco anos, o que pode contribuir para mudar o modelo do Enem, tanto em termos do grau de segurança do exame quanto na sua capacidade de melhorar a qualidade do ensino médio.
Batizado de FGV Ensino Médio Digital, o projeto nasceu de duas áreas de atuação da fundação, a produção de livros didáticos, iniciada há 8 anos, e a FGV Online, que oferece aulas virtuais de nível superior há mais de 15 anos, assistidas por 13 milhões de usuários. “Nossa missão como fundação é estimular o desenvolvimento socioeconômico do País, o que passa, entre várias outras coisas, pela educação”, diz o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen. “E todos os dados econômicos e acadêmicos que a gente analisou mostravam claramente a importância de aperfeiçoar o ensino médio.”


PARA LER MAIS:

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,fgv-lanca-aulas-online-e-questoes-para-enem-,931530,0.htm

domingo, 16 de setembro de 2012

EU NUMA OBRA DO BISPO DO ROSÁRIO





Eu num espelho na obra de Bispo do Rosário, na Bienal de Artes de São Paulo.
Eu na obra do Bispo.
O Bispo na minha obra.

Detalhe do Manto da Apresentação do Bispo do Rosário:
linha, pano, bordado: bordar a vida para levar na morte.

A sala do Bispo está maravilhosa na Bienal. A disposição dos objetos enrolados em lã ou tecido, pendurados por fios transparentes, dão a ideia de flutuar, como os loucos que nunca pousam, segundo o próprio artista. Flutuam porque  seriam levados para a apresentação a Deus, quando ele morresse.
Aqui estão as réplicas, os verdadeiros Bispo levou ao céu, com certeza.

Ninguém pode deixar de ver o Bispo. Ele vai bordar o nome de todos num tecido.
Eu já estou num espelho da obra do Bispo.
Para sempre.

(TEXTO DE FRANCISCO CARVALHO)

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

PERGUNTAS A PARTIR DE UM POLEGAR CARIMBADO

Mas nestas linhas eu me encontro? Ondulando em círculos está minha identidade ?
Se me procuro me acho único?
O círculo? O ciclo da vida ?
Carimbar meu dedo ?
Tinta? Papel?
Me revelo ou me escondo?
As perguntas sempre ficam sem resposta ?

(TEXTO DE FRANCISCO CARVALHO, MAS O DEDO NÃO É DELE.  OU É?)

ESTOU LENDO E RECOMENDO

Em aulas de redação tenho comentado e discutido um autor importante da modernidade: GILLES LIPOVETSKY. É filósofo francês, já veio ao Brasil várias vezes
Polêmico, estuda temas como a MODA, o HIPERCONSUMISMO, o LUXO.
Estou lendo "A felicidade paradoxal" em que ele analisa a sociedade do consumismo exagerado...
Mas não para criticar como fazem todos. Lipovetsky não ataca por atacar: analisa.
E encontra pontos positivos (!!!) no consumismo atual.
E tudo numa linguagem simples e gostosa.
Recomendo.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

ENGRAÇADÍSSIMO EM TEMPOS DE ELEIÇÃO...MAS TRÁGICO

EM CAMPANHA
O nosso partido cumpre o que promete.
Só os tolos podem crer que
não lutaremos contra a corrupção.
Porque, se há algo certo para nós, é que
a honestidade e a transparência são fundamentais.
para alcançar os nossos ideais
Mostraremos que é uma grande estupidez crer que
as máfias continuarão no governo, como sempre.
Asseguramos sem dúvida que
a justiça social será o alvo da nossa acção.
Apesar disso, há idiotas que imaginam que
se possa governar com as manchas da velha política.
Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que
se termine com os marajás e as negociatas.
Não permitiremos de nenhum modo que
as nossas crianças morram de fome.
Cumpriremos os nossos propósitos mesmo que
os recursos económicos do país se esgotem.
Exerceremos o poder até que
Compreendam que
Somos a nova política.

DEPOIS DE ELEITO
Basta ler o mesmo texto acima, DE BAIXO PARA CIMA

ENQUANTO ISSO...NUM PAÍS BURRO DA AMÉRICA DO SUL...


11/09/2012 - 12h38

"Os Mercenários 2" e "Abraham Lincoln" são os filmes mais vistos no Brasil

"Os Mercenários 2" lidera o topo das bilheterias brasileiras pela segunda semana consecutiva. O longa de ação com Sylvester Stalonne e Chuck Norris foi o filme mais visto entre sexta-feira (7) e domingo (9) e faturou R$ 7.616.080.

(Fonte: Folha.com)

terça-feira, 11 de setembro de 2012

VAMOS AO MUSEU ?


11/09/2012 - 05h58

'São Paulo se tornou um centro para a arte contemporânea', diz diretor da Tate

Nicholas Serota quase não chama a atenção. Usa ternos discretos, de corte justo, e caminha rápido na multidão, quase imperceptível. Fala baixo, com longas pausas, e parece avesso a flashes e holofotes, ao contrário da instituição que ele representa.
Faz 24 anos que esse britânico comanda a Tate, de Londres, o museu de arte moderna mais frequentado do mundo, com 5 milhões de visitas ao ano, um orçamento que beira os R$ 250 milhões e uma coleção de 70 mil obras.
Mesmo com a sua experiência, Serota diz que está no Brasil para "aprender".
Fechou uma parceria com a Pinacoteca do Estado, que considera um "museu modelo", e vê nas instituições brasileiras um novo senso de "confiança e estabilidade".
Depois de dedicar retrospectivas a Hélio Oiticica e Cildo Meireles, ajudando a posicionar o Brasil no contexto global, a Tate vai abrir no segundo semestre de 2013 uma mostra dedicada à artista suíço-brasileira Mira Schendel.


UM TRECHO DA ENTREVISTA NA FOLHA.COM:

Por que o sr. considera a Pinacoteca um possível modelo para a Tate?
Eu visitei a nova organização do acervo da Pinacoteca. Vi ali alguns princípios museológicos muito interessantes sendo desenvolvidos. Nos quatro cantos do prédio, além da apresentação cronológica, eles têm quatro recortes mais aprofundados. Esse é um plano que vamos implantar na Tate Britain no ano que vem. Teremos espaços mais aprofundados, explorando conceitos apresentados em cada sala, escrevendo novos ensaios sobre esses artistas. Teremos uma apresentação cronológica, mas também esses espaços mais focados em alguns assuntos, que serão tema de publicações, pesquisas, bolsas de estudo. A Pinacoteca trabalha em paralelo conosco. Podemos aprender uns com os outros.


(Fonte: 
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1151120-sao-paulo-se-tornou-um-centro-para-a-arte-contemporaneo-diz-diretor-da-tate.shtml)

DO LIVRO "ABISMOS" DE JIM MORRISON, VOCALISTA E POETA

do"… e é por isso que sinto pela poesia este apelo tão forte – porque é eterna. Enquanto houver pessoas, elas podem lembrar-se de palavras ou combinações de palavras. Mas nada pode sobreviver ao holocausto a não ser a poesia e as canções. Ninguém consegue lembrar-se de um romance inteiro. Ninguém consegue descrever um filme, uma escultura, uma pintura, mas enquanto houver seres humanos, as canções e a poesia sobreviverão."

Jim Morrison

AINDA FERNANDO PESSOA

"Quero ser livre, insincero 
Sem crença, dever ou posto. 
Prisões, nem de amor as quero."
[...] 
(FERNANDO PESSOA)

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O POETA POP DO "THE DOORS"

"Se minha poesia pretende atingir alguma coisa, é libertar as pessoas dos limites em que se encontram e em que se sentem."
                                                                               Jim Morrison

Jim Morrison

Jim Morrison (1943 — 1971) foi um cantor, compositor e poeta americano, mas é conhecido mesmo por ter sido o vocalista da banda The Doors, na qual foi o autor da maior parte das letras.

Morrison formou-se em cinema, pela Universidade da Califórnia, e logo depois da gradução resolveu motar a banda, inicialmente com Ray Manzarek, seu ex colega de faculdade. O nome da banda foi inspirado no livro "The Doors of Perception" do autor Aldous Huxley.

Jim Morrison publicou livros de poesias e chegou a começar um projeto de um filme, quando a banda acabou.

Morrison morreu em Paris, com 27 anos de idade, em uma banheira, e até hoje não se sabe as causas da morte.

RESISTIR ÀS TENTAÇÕES (POR WALLY SALOMÃO)


     O CANTO DA SEREIA

(POEMA DE WALLY SALOMÃO, TRECHO)


"Tapar os ouvidos com cera ou chumbo derretido.
Construir uma fortaleza de aço blindado em volta de si.
O próprio corpo produzir uma resina que feche os poros,
como o própolis faz nas fendas dos favos de mel."

terça-feira, 4 de setembro de 2012

AS DECLARAÇÕES DO BISPO

             " Os doentes mentais são como os beija-flores.
         Nunca pousam.
         Estão sempre a dois metros do chão."

(Arthur Bispo do Rosário, sempre a dois metros do chão, nunca pousando, recriando o mundo...)


UM ARTISTA QUE É PRECISO CONHECER

Um grande homem, artista, poeta, Deus Nosso Senhor em pessoa (como ele disse) estará na Bienal de Artes de São Paulo!
Arthur Bispo do Rosário, negro, interno de colônia psiquiátrica.
Bispo capaz de recriar o mundo.
Já morreu mas estará vivo em suas mais de 300 obras (algumas inéditas) expostas na Bienal.

domingo, 2 de setembro de 2012

CORRER PRA LÁ


Bienal de São Paulo chega à 30ª edição renovada



A Bienal de São Paulo chega à sua 30.ª edição de forma renovada, apesar das dificuldades de percurso que quase inviabilizaram sua realização. Com um amplo número de obras, cerca de três mil, criadas por 111 artistas, e um projeto curatorial consistente, idealizado pelo venezuelano Luis Pérez-Oramas, a abertura da mostra se desdobrará em três momentos ao longo desta semana. Na terça, será a vez dos convidados; quarta e quinta, o pavilhão estará reservado para eventos do serviço educativo. E na sexta-feira, no feriado de 7 de setembro, os portões da Bienal serão abertos para o público.

COMO SE LÊ UM POEMA ( POR OCTAVIO PAZ)